sexta-feira, 8 de abril de 2011

"Tenho talento, mas e agora?"

Vivemos no século da informação. Esta frase é repetida inúmeras vezes ao dia nos mais diversos ambientes, no entanto, o que muitas vezes esquecemos é que não adianta a informação sem que a comunicação seja eficiente e de longo alcance. Informação que não circula não tem validade alguma, pois envelhece sem nem mesmo ter sido usada, sem que as pessoas dêem conta de sua importância.
Eu e você somos desafiados todos os dias a buscarmos, selecionarmos e propagarmos informações as mais diversas, contudo usualmente esquecemos de divulgar algo especial e extremamente único, valioso e significativo: nós mesmos! Falamos sobre esporte, economia, educação, cultura, artes, mas não nos inserimos no assunto,  nos tratamos como se não fizéssemos parte da ação e acabamos nos tornando ilustres desconhecidos.
Um dos recursos mais importantes para qualquer profissional é a construção e manutenção de uma sólida network, uma rede de contatos através da qual possamos obter informações valiosas, disseminar nossas competências, formadas pela soma de nosso conhecimento, habilidade e atitude e ainda “vender” nossos serviços para aqueles que estão precisando. Pesquisas recentes, apontam que 70% dos empregos disponíveis são ocupados através de indicação! Desta forma, se você se mantém desconhecido, timidamente ausente, entrincheirado em sua solidão, sua empregabilidade cai drasticamente.
Claro que não estou tratando de exibicionismo ou coisas do tipo, que mais atrapalham que ajudam. Falo da mudança de paradigma. Muitos criticam os que fazem uso de seus contatos para alcançarem oportunidades, mas comumente as pessoas que assim procedem o fazem por não terem a quem recorrer ou por orgulho, como se pedir ajuda fosse um gesto de orgulho maior do que querer fazer tudo sozinho.
Ninguém consegue fazer algo significativo com suas próprias forças. É preciso aparecer para a vida, gerar contatos, criar vínculos, sair da casca, expor-se, conhecer e ser conhecido. Este é o caminho do mercado. Não fique brincando de esconde-esconde com a vida, na esperança de que você irá ficar no seu esconderijo e alguém irá diligentemente procurar você até encontrá-lo. Saia, crie oportunidades, deixe as pessoas verem suas capacidades, faça circular a notícia de que você é comprometido, responsável, eficaz. Conecte-se e suas chances aumentarão.
Nehemias P. Bandeira é maranhense, administrador, consultor, palestrante e professor universitário.
Contato: nehemiasbandeira@hotmail.com

11 comentários:

  1. Nossa!! Adorei o texto.Parabens para as meninas.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Adorei, é a mais pura verdade. Continuem assim...
    :*

    ResponderExcluir
  3. "Não fique brincando de esconde-esconde com a vida, na esperança de que você irá ficar no seu esconderijo e alguém irá diligentemente procurar você até encontrá-lo."

    Adorei, muito bom ;)

    ResponderExcluir
  4. Muuito bom o texto!
    É preciso essa mudança de paradigma mesmoo =)

    ResponderExcluir
  5. adoreei o texto, muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Estão de parabéns pela iniciativa, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, adoreiiii mesmo o texto! Espero que vcs postem outros como esse! Muito sucesso, meninas! ;**

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto e pela idéia do blog! sucesso! beijos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns meninas! O blog ta show! E o texto também =)
    Susane

    ResponderExcluir