segunda-feira, 11 de abril de 2011


Galera, nossa primeira Autora Independente, tem muito o que dizer e mostrar, por isso cria roteiros e produz vídeos com as mais variadas temáticas. Nayra Albuquerque, 22 anos, estudante de Comunicação Social (UFMA) é um admiradora da 7º Arte e ganhadora de vários prêmios, como: Melhor atriz para Marinete Pinheiro em A REVOLTA DE TONHA; Menção Honrosa no Festival Curta Lençóis para À LUZ SOLAR; Prêmio de Relevância Social da Faculdade São Luis no Festival de Vídeos de Bolso para o vídeo VIDA NA BARRAGEM. A talentosa autora nos concende uma entrevista bem legal, confira aí!
(Relação de produções abaixo).
 
Blog Autor Independente: Nayra, como surgiu o interesse por docs./produção audiovisual?
Nayra: Sempre fui apaixonada por fotografia, e por isso quis cursar Comunicação Social. Pelo cinema eu sempre tive grande admiração, mas só resolvi realizar vídeos depois do ingresso na universidade. Logo, procurei informações sobre produção audiovisual e fiz meu primeiro vídeo. O meu interesse por Doc surgiu depois, ao conhecer as produções de grandes documentaristas como o Eduardo Coutinho.

Blog A.I: Qual foi sua 1ª produção e, como foi o processo de criação?
N: Minha primeira produção foi o “É com casca ou sem casca?”. O processo de criação foi bem simples. Minha avó costumava contar histórias comuns de sua época e eu sempre fui encantada por esses contos populares tão ricos. Na época, foi aberta a inscrição do I Festival de Vídeo de Bolso de São Luis e eu resolvi filmar uma dessas historietas de minha avó para participar. Procurei na internet como fazer roteiro e direção de fotografia de um vídeo, consegui uma câmera fotográfica digital, convidei alguns tios para atuar e a produção ficou a cargo de duas primas e de minha mãe. Movimentei toda a família e consegui terminá-lo. Foi o vídeo mais divertido que já fiz.

Blog A.I: Assistindo, seus docs.  percebe-se o interesse por temas de cunho social. Acredita que docs. pra ‘vingarem’ tem que abordar essa temática?
N: Há sim essa grande quantidade de Docs que mostram alguma mazela social, que são muito válidos e eu sou fã. Mas documentário é a representação da vida e pode tratar do trabalho escravo em pleno século XXI a uma observação de histórias despretensiosas de moradores de um antigo prédio do centro carioca. Tudo é válido e tudo é verdade documentável. Dizem que documentário é a realidade nua e crua, eu não concordo, documentário é a manipulação da realidade, é a visão do diretor sobre certo tema e esse tema é livre.

Blog A.I: Qual a sua visão sobre a produção audiovisual no Ma. Há incentivos e apoio suficientes?
N: Há várias pessoas interessadas em realizar o audiovisual no Maranhão. Mas para realizar um vídeo é preciso também dinheiro e conhecimento técnico, e  isso eu não vejo muitas pessoas interessadas em promover. Eu tenho muita dificuldade de adquirir conhecimento sobre cinema. Corro atrás na internet, em rápidos e poucos cursos realizados aqui e fazendo meus vídeos (patrocinados por minha mãe) para aprender com os erros. Não há uma preocupação em fomentar a produção audiovisual no Maranhão, poucos são os cursos oferecidos e menos ainda são os editais abertos no estado. Sair daqui para fazer um curso de cinema é uma possibilidade real e quase irreversível. Mas apesar de tudo isso, nos festivais, é possível apreciar uma produção maranhense interessante, a maioria independente, mas se fazendo presente. Só os detentores de certo poder e status na sociedade é que têm uma produção mais bem elaborada. Fico triste, mas é uma realidade que vai mudar.

Blog A.I: Está atualmente trabalhando em algum projeto?
N: Sim. Quero melhorar cada vez mais e meus vídeos são como estudos de campo, sempre vou fazê-los. Não tenho a pretensão de ser chamada de produtora independente, acho que sou estudante independente, isso sim.

Blog A.I: Mande um recadinho pra galera que tá querendo fazer algo nessa área.
N: É só se jogar, cara. Não ficar esperando que outras pessoas te incentivem. Vai atrás de textos e livros que tratem de cinema e comece a produzir. E se for esse mesmo o teu interesse profissional, é bom procurar um curso que dê suporte suficiente para que tu te tornes um bom cineasta.

Blog A.I: Nayra, muito obrigada e, boa sorte!

Produções:
É COM CASCA OU SEM CASCA – Ficção 2008
VIDA NA BARRAGEM – Documentário 2008
MENINOS – Ficção 2008
A REVOLTA DE TONHA – Falso Documentário (Ficção) - 2009
À LUZ SOLAR – Documentário - 2009
AQUARELA PERIFÉRICA – Documentário – 2010
O SAMBA DOS BAMBAS – Documentário - 2010

3 comentários:

  1. Melhor entrevista do blog. FATO! Das produções que vi da Nayra, até agora, foram excelentes. Continue assim, e se prepara, que breve estarei concorrendo com você. HEHEHEHE.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! Nayra tem um super talento! O blog ta um sucesso =)

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a entrevista. A Nayra e vocês do blog estão de parabéns, ela pelo trabalho e vocês pela oportunidade da entrevista. Vou ficar esperando novidades no blog =)

    ResponderExcluir